Praticamente todos os que tiveram algum contato com entradas USB já passaram por aquela irritante experiência de não acertar o lado em que o dispositivo deve ser encaixado, por tentar colocá-lo de cabeça para baixo. Pois bem, saibam que isso está para virar passado em breve.
O USB 3.0 Promoter Group, entidade que promove a especificação USB 3.0, anunciou que futuras versões do padrão poderão usar um novo tipo de conector batizado de “Type-C” (Tipo C) que será reversível, ou seja, pode ser encaixado de qualquer forma, sem um “jeito certo”.
Segundo o grupo o conector está sendo projetado para uso em dispositivos USB 3.1 e USB 2.0, e será um redesenho completo em relação aos conectores atuais. Será similar em tamanho ao conector micro USB (tecnicamente “USB 2.0 Micro-B) usado na maioria dos smartphones modernos, e suportará “scalable power charging”, uma técnica que adapta a corrente e voltagem transmitidas através do cabo às necessidades do aparelho sendo carregado.
A Apple iniciou a adoção de um conector reversível, chamado de “Lightning”, em seus dispositivos móveis a partir do lançamento do iPhone 5. O conector USB Type-C poderá ser usado para transmitir energia, dados e vídeo, mas não será compatível com as portas atuais. Entretanto a especificação irá definir cabos e adaptadores que poderão ser usados com os aparelhos já existentes.
A única má notícia, como você já deve ter imaginado, é que tantas mudanças vão acarretar em uma entrada completamente diferente da que utilizamos novamente. Em um primeiro momento, é claro, isso não vai gerar grandes diferenças, visto que a nova entrada, assim como ocorre com a USB 3.0.
Os primeiros periféricos equipados com a novidade, segundo a empresa, têm previsão de lançamento para meados de 2014. Mais informações sobre a próxima geração das entradas USB podem ser vistas neste PDF (em inglês).