segunda-feira, 9 de maio de 2016

COMO SER UM PROGRAMADOR ACIMA DA MÉDIA


Ser um programador acima da média não é tão difícil e tem alguns benefícios. Quando é a hora daquela avaliação anual, geralmente parecemos muito bons. A demanda por programadores está alta, e programadores acima da média tem melhores chances de novos trabalhos, promoções e novos projetos divertidos. E, praticamente qualquer programador pode ser acima da média. Você não precisa ser um Rock Star talentoso (criador de uma linguagem) ou despejar sua existência na programação para chegar lá. Em minha experiência, é uma simples questão de hábitos.
Durante as últimas duas décadas de programação, eu venho tentando aprender os hábitos dos bons programadores à minha volta. Prestando atenção no que eles fazem de diferente. Eu tive a oportunidade de trabalhar com alguns RockStars e com outros programadores abaixo da média. Isto me fez traçar um paralelo e perceber as diferenças com mais facilidade.


Hábitos de um Programador Acima da Média
  1. Abrace as mudanças. Você não precisa ser o cara que iniciou a mudança. Mas, abrace-a e vá junto com ela. Olhe para internet há dez anos. Ou, olhe antes dos processadores multicolores. A paisagem está sempre em mudança. Abrace essa mudança
  2. Não trabalhe muitas horas no seu trabalho diário. Nós só somos produtivos algumas horas por semana. E, nós encontrados inspiração e felicidade em muitas outras partes da vida. Quando estamos com a bateria cheia é mais fácil programar bem.
  3. Tenha um projeto de programação para mexer. Alguma coisa um pouco diferente do seu trabalho diário é algo divertido em “trabalhar”. Isto ajuda à vermos as coisas de um jeito diferente. Pense nisso desta forma. Um corredor de maratona que regularmente joga um basquete trabalha os músculos de maneiras diferentes. É divertido, é exercício, e mais.
  4. Aprenda Sem Parar. Isto vai junto com a abraçar a mudança. Quando eu comecei a programar eu usava Pascal em DOS. A Internet ainda era um sonho pra alguns. Muitas coisas de programação e técnicas que nós teremos daqui à 20 anos são sonhos pra muitos hoje. Haverá muito o que aprender.
  5. Invista um tempo para entender pequenos detalhes. Por exemplo, quando estiver desenvolvendo qualquer interface pra internet, existem coisas que você pode fazer para que o seu sistema/site carregue e execute mais rápido para o usuário final. Existem pequenas coisas como esta em todos os lugares na programação que nós podemos fazer que seja presente em nossos métodos regulares de programação.
Programadores de nível médio ou mesmo abaixo da média podem levar algum tempo para escrever testes, seguir padrões de codificação, documentar seu código, e outras coisas simples.Levar isso ao próximo nível é frequentemente apenas uma questão de alguns hábitos.