segunda-feira, 9 de maio de 2016

CURSOS SUPERIORES NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO DÚVIDAS ? QUAL ESCOLHER ?




No momento de escolher uma carreira em TI, nos deparamos com diversos cursos: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Análise de Sistemas, etc. Diante desta diversidade, como escolher? O que os diferencia?

Cada um destes cursos têm similaridades entre si, mas também possuem focos distintos. Além disso, há cursos de bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. Esta também é uma distinção importante que deve ser considerada no momento da escolha.

Diferentes tipos de curso superior

 


Bacharelado

Os cursos de bacharelado são cursos de graduação que conferem diplomas de bacharel (ex.: Bacharel em Direito), ou de título específico referente à profissão (ex: Médico). São cursos que habilitam o portador a exercerem uma profissão de nível superior.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura destinam-se à formação de professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inclusive na área de TI, há cursos de licenciatura em Informática, que mesclam a grade entre disciplinas específicas de informática e disciplinas sobre didática.

Tecnologia

Os cursos de tecnologia são cursos superiores de curta duração que visam formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. O profissional formado receberá a denominação de tecnólogo. Atualmente, a restrição é de que estes cursos devem ter duração de até 3 anos.

Diferentes cursos de TI

 


Sistemas de Informação

 

O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de quase todos os setores – comércio, indústria ou de serviços.

O curso geralmente envolve disciplinas relativas à programação, análise e desenvolvimento de sistemas e também tem uma carga de disciplinas referentes à administração. 
Curso focado na administração de sistemas computacionais. Curso muito forte em análise de projetos e estudo de casos, possui também matemática e lógica. É o curso que habilita a estudar o problema e escolher a melhor solução na área computacional. Conceito de redes também é estudado, mas voltado à administração e controle de redes de computadores. Banco de dados também faz parte da grade, porém o foco principal é o gerenciamento.
Em resumo procura a solução de problemas adota e implementa ferramentas para a melhoria dos serviços de T.I.



Ciência da Computação

 

Curso focado no desenvolvimento de sistemas e aplicações. Muito forte em matemática e lógica, incluindo também física. Quem se forma neste curso possuirá fortes conceitos matemáticos e lógicos voltados à análise e desenvolvimento de softwares sejam estes voltados ao controle de grande quantidade de dados ou a manipulação de informações como softwares específicos na área científica.
O conceito de redes também é estudado voltado à administração e controle de redes e desenvolvimento de aplicações utilizando redes de computadores. Banco de dados também é estudado para o desenvolvimento de aplicações bem como os conceitos de administração de sistemas. Em resumo cria as ferramentas para serem utilizadas na resolução de problemas e melhoria de serviços de T.I.

 

Engenharia da Computação

 

Curso focado no desenvolvimento tanto da parte lógica (programas) como física (hardware) da computação. Possui fortes conceitos de matemática, lógica e física. Este curso habilita a desenvolver aplicações para também para a área de automação e a desenvolver projetos em suas duas vertentes, o hardware e o software.
Os conceitos de redes abrangem a parte física da estrutura o que possibilita a criação de equipamentos que se utilizem da comunicação em rede. Bancos de dados são estudados, sendo explorada a parte estrutural do projeto. Em resumo desenvolve a estrutura necessária para o desenvolvimento das aplicações computacionais em hardware e software.

O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
O curso de Engenharia da Computação também possui disciplinas de programação, mas a carga maior é de disciplinas relativas à hardware, redes, matemática, física, química e programação em linguagens de baixo nível.



 Cursos tecnológicos

 

Focam a formação específica em cada uma das áreas da computação. Nos cursos de bacharelado é abrangida uma gama muito grande de informações. Enquanto nos tecnológicos apenas uma das áreas é estudada. Isso possibilita uma formação mais aprofundada na área escolhida o que faz com o tecnólogo comparativamente com o bacharel tenha uma conhecimento mais abrangente acerca da área estudada, no entanto ele só terá conhecimento nesta área especifica enquanto o bacharel conhece muitas áreas durante a sua formação. Em resumo formam profissionais para utilizar as ferramentas criadas por cada uma das áreas da computação de forma especializada e concisa estudando as particularidades da área escolhida.

 

É importante também salientar que apesar das diversas conotações em cada um desses cursos todos possibilitam ao formado cursar pós graduação seja strictu-sensu (mestrado e doutorado) ou lato-sensu (especialização e MBA). Os cursos de graduação tecnológica apesar de possuir um tempo de conclusão menor também são considerados cursos superiores (apesar de algumas instituições que oferecem cursos de pós graduação strictu-sensu não aceitarem formados nestes cursos).
A escolha da especialização vai de cada um, a área com que mais se identificou durante o curso, todos os cursos de bacharelado apresentam muitas áreas como banco de dados, programação, computação gráfica, redes, automação, projetos e muitas outras. Você se identificará com uma delas, e poderá se especializar neste seguimento.

 

E se já trabalho na área?

 

Quem já trabalha na área seja de suporte em redes, hardware, computação gráfica ou programação pode de início achar que cursando o nível superior terá benefícios imediatos em seu desenvolvimento profissional. Mas isso geralmente não acontece. Os cursos superiores dividem a área estudada em diversas partes, essas partes vão sendo estudadas uma a uma, como se fosse um quebra-cabeças só que você não sabe como é a figura montada. No início você pode até se questionar:

- Para que tanta matemática? Física? Eu não quero desenvolver uma bomba atômica, quero ser um profissional de T.I.!
Mas com o passar dos semestres você verá que tudo se encaixa e ao final do curso tudo faz sentido, o profissional deve conhecer a área como um todo e entender as diversas partes que a compõem para que tenha condições de desenvolver-se profissionalmente em qualquer ramificação que ela possua no mercado.
Mas agora um ponto importante, por experiência pessoal e conhecimento de vários casos de profissionais que trabalham na área técnica com manutenção de computadores, instalação e configuração de redes, suporte a sistemas e computação gráfica, em geral não terão em um primeiro momento um ganho na sua base de conhecimento nestas áreas de atuação, a não ser os cursos tecnológicos que possuem uma grade mais específica, os demais cursos inicialmente ensinam os conceitos de algoritmos, lógica e a matemática o que não será de muita valia na área técnica desempenhada pela maioria dos profissionais.
Ao final do curso a bagagem adquirida é muito grande o que com certeza trará benefícios à carreira daqueles que já estavam no mercado de trabalho.

 

Conclusão

 

Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos computacionais, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares em qualquer área do conhecimento. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes . O curso de Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Sua atividade é criar e instalar programas para facilitar consultas.

Não existe um curso que seja melhor ou pior, todos eles possuem um foco em certo ramo da computação, o que determina é o estudo a determinação e também a vocação para escolher qual seguir e mesmo que se forme em qualquer um deles poderá se especializar em uma área diferente da abordada no curso, ou mesmo uma área que não tenha uma relação direta com o curso escolhido. Algo realmente importante são as certificações, Oracle, Microsoft, Cisco e outras fornecem certificações acerca de suas ferramentas o que é realmente valorizado pelas empresas, como anteriormente citado até mais valorizado que o próprio curso superior visto atestar a capacitação do profissional na ferramenta a ser utilizada.
Algo importante é lembrar que todos estes cursos possuem boa dose de matemática, é necessário real esforço para chegar ao final, principalmente se você já está a alguns anos fora da escola. Escolher bem o ramo que quer seguir é importante caso contrário poderá se decepcionar e engrossar as estatísticas de desistência destes cursos. Mas caso escolha algum deles, dedique tempo e esforce-se, pois terá bons resultados hoje todos os outros ramos do mercado de trabalho dependem do bom funcionamento da sua parte computacional e bons profissionais, independente do curso escolhido, são muito valorizados pelo mercado.

 Você, programador/desenvolvedor/Cientista da Computação, o que acha? 
A seção de comentários é toda sua.